Mantendo a vida com muito bem estar

A cada dia, o número de pessoas com Alzheimer aumenta no mundo inteiro. E como muitas doenças, que também não têm cura, o recomendável é que saibamos como identificá-la o mais rápido possível, porque o quanto antes começar o tratamento, mais qualidade de vida a pessoa com Alzheimer terá.

A verdade é que hoje nenhuma família está livre disto e é importante reconhecer quando o problema começa para ajudar o seu parente ou até mesmo algum conhecido. Costumamos acreditar que os primeiros sintomas do Alzheimer são acontecimentos comuns do avanço da idade. Os familiares só resolvem procurar ajuda médica, quando ocorre algum esquecimento ou confusão mais grave. Esse é um dos principais problemas, porque nessa fase o Alzheimer já começou a evoluir.

Tenha atenção! Se o diagnóstico é feito rapidamente e o tratamento já tem início, o idoso viverá mais e melhor. Por outro lado, demorar a identificar a doença pode complicar a situação. Veja abaixo alguns sintomas iniciais do Alzheimer. Esses indícios devem ser observados mesmo que você ache que se tratam de ocorrências normais:

– Dificuldade na fala;

– Esquecer fatos que aconteceram recentemente;

– Dificuldade em se situar no tempo (ex. saber qual data ou hora estamos);

– Perder-se em lugares conhecidos e até familiares;

– Dificuldades em tomar decisões ou ter iniciativa própria;

– Abatimento e tristeza sem motivo aparente;

– Mudanças repentinas de humor;

– Ficar com raiva ou agressivo por razões aparentemente simples;

– Depressão e perda de interesse por atividades que gosta

Resumindo, são estes os primeiros sintomas “claramente” aparentes. O que precisa ser feito?

A primeira, é identificar o quanto antes, os sintomas que podem ser causados pelo Alzheimer; sem deixar-se confundir com simples sintomas de estresse.

Segundo, observar se trata-se de algo comum do envelhecimento ou se é algo mais grave.

E, finalmente, procurar ajuda do médico para que ele dê prosseguimento no diagnóstico.

Com estas dicas, com certeza, você conseguirá ajudar o seu familiar e diversas pessoas que precisam de um diagnóstico. Ao ser feito de forma precoce, ele vai garantir um tratamento mais rápido e eficaz.

Fonte de informações: Clínica Day Care – unidade Campinas- wwwdaycareguanabara.com.br