Você que ser uma pessoa mais saudável e menos ou nunca doente? A chef e cozinheira profissional, Priscila Zeppelin, explica que a cozinha saudável agrega vegetarianismo, veganismo, ovo-lácteo vegetariano, palleo, crudiveros, dentre outros. Comer de “forma certa” é ingerir alimentos que sejam benéficos para o funcionamento do seu organismo, colaborando principalmente para sua qualidade de vida e longevidade. “Não consigo entender um conceito sem o outro! Para mim está tudo embutido!”. Ela decidiu-se por uma forma saudável de vida por querer uma vida mais equilibrada a si mesma, embora suas raízes gastronômicas nacionais e internacionais sejam com base francesa, cheia de manteiga e creme de leite,o que não deixou de ser mais uma desafio.

Receita e prato criado pela chef, Priscila Zeppelin.

Tem mais! A chef sabe que é fundamental conhecer o funcionamento do seu ou cada organismo. É este o “poder” de ser e estar mais saudável.

DICAS VALIOSAS

Antes de mais nada, a chef recomenda que CONHEÇAMOS nosso corpo. “Escute o! Ele vai te dizer o quê e quanto você deve comer! E se você tiver alguma dificuldade, procure um profissional de nutrição pra te ajudar. Somos influenciados pelas nossas mães desde a barriga, portanto todos as nossas preferências estão ligadas à nossa memória afetiva. ( Que nem sempre foi assertiva! ) Temos que apagar essa memória para nos reeducarmos quanto a alimentação!”, aconselha Priscila.

Outra dica, é não deixar faltar muita hidratação durante o dia todo e nas refeições muitas cores! O ideal é equilibrar a quantidade de proteínas, carboidratos e vegetais. Como regra, fugir dos açúcares, das gorduras saturadas e do sal, os vilões da na alimentação!

Alimentos congelados perdem propriedades nutricionais, isso é um fato. O que pode amenizar a perda de qualidades de cor, sabor, textura e valor nutricional é o ultra congelamento feito com equipamento específico. Já existem no mercado produtos ultra congelados de qualidade, mas não se compara com o frescor da comida feita no dia.

Nosso organismo necessita de proteínas. Não abomino nenhuma proteína magra e acredito que cada tipo delas seja benefício para cada organismo! Eu como muito ovo, peixe e frango. Carnes vermelhas só em ocasiões especiais. Embutidos dispenso!

Delícia…!!! Criação também da chef, Patricia Zepellin, sob encomenda de menu para restaurante saudável e natural – outras de suas especialidades.

CUIDADOS

Sem dúvida alguma é crescente o número de adeptos à alimentação saudável. É notório o crescente número de alimentos restritivos nas gôndolas de supermercados, o aumento de empórios e lojas específicas de produtos naturais e profissionais liberais oferecendo este tipo de comida. O mercado cresce quando têm demanda!

Acredito que ainda falte muito entendimento sobre o conceito apesar do

expressivo crescimento no número de adeptos. E SIM! Também é crescente o número de restaurantes nesta linha saudável e restritivos.

O acesso aos ingredientes e produtos ficou mais fácil, porém os preços ainda são exorbitantes para quem consome industrializados ou artesanais produzidos em maior escala. Por isso minha sugestão é ir para a cozinha e preparar sua própria comida!

A chef, Priscila Zeppelin, em sua mais natural forma e simpatia!

Priscila Zeppelin é turismóloga e cozinheira profissional.  Dá aula em escolas que formam cozinheiros, atua também como consultora, design gastronômica e food styling. Dá palestras e workshops.

Já passou por casas como D.O.M. com Alex Atala, Terraço Itália, Costão do Santinho e Senac. Foi chefe corporativa da Rational, Prática e Wictory ministrando treinamentos para fornos combinados e operações de cozinha inteligente.

Adepta à alimentação saudável, hoje ministra workshops ensinando como comer bem e ter rotinas alimentares equilibradas.Também atua como personal chef, ensinando ou cozinhando em pequenos eventos com sua alta gastronomia cheia de personalidade e expressividade.